quinta-feira, 4 de março de 2010

Sinceridade dói ?

Até que ponto devemos ser sinceros com as pessoas ? 
Muitas pessoas chegam e nos fazem perguntas, Se falamos o que realmente pensamos sobre tal pergunta, somos grossos, insensíveis e rudes... Se falamos o que elas querem ouvir, elas respondem ' Você só tá falando isso pra me agradar ' PORRA, então pra que me pergunta ? 
Todos* sem excessão dizem gostar de sinceridade nas pessoas, mas são poucas as que aceitam ouvi-lá. Com certeza temos de tomar cuidado no modo de falar, mas até então isso não nos impede de expressar o que pensamos, já que nos foi imposta tal situação de resposta. Assumo parte de minha grosseria, mas a maior dela é apenas o que penso, e aí isso me trás momentos de tensão pelas pessoas que me colocam em um assunto, e ao dar meu parecer do mesmo, acabo sendo o carrasco. 
Não acho certo falarmos uma coisa que não concordamos, só para agradar. Não existe uma pessoa meio-sincera . Ou ela é sincera, ou puxa-saco ou realmente não tem opinião própria, e é isso que mais me irrita : pessoas sem personalidade e opinião. 


Porém existe a parte boa de se ser sincero. " Estou bonita ? " pergunta a mulher que de fato é muito bonita.
E você responde " Como sempre, linda " Ela sorri e fica sem graça. Mas voltando ao lado 'ruim' , ela pode pensar " Estou igual todos os dias, nem um pouco melhor " Mulher adora fazer isso.
Enfim, a questão é que a palavra sincera dói em quem não quer ouvir a verdade. Pois quem quer ouvi-lá, aceita mesmo que doa, pois sabe que não é de má intenção, e sim de boa, muito boa.



' A sinceridade imprudente é uma espécie de nudez que nos torna indecentes e desprezíveis '
Marquês de Maricá 

Um comentário: